segunda-feira, 19 de março de 2012

Seminário promovido pela ANP debate eficiência na cadeia de GLP

Com o objetivo de ampliar o conhecimento das especificidades do mercado de gás liquefeito de petróleo (GLP), a ANP promoveu, em 28 de fevereiro, seminário sobre a ampliação da eficiência na cadeia de distribuição e revenda do GLP e defesa das normas regulatórias para garantia da concorrência. A professora Manoela Bessa Guimarães Lott e o economista José Tavares de Araujo Jr. debateram o tema com cerca de 50 técnicos da Agência.


Na primeira parte do encontro, Manoela Lott apresentou um estudo sobre a eficiência na cadeia de distribuição de GLP, a partir do ponto de vista dos consumidores. O estudo, encomendado pelo Sindigás, sindicato nacional das empresas distribuidoras do combustível, partiu de 750 entrevistas com pessoas, de todas as regiões do País, que consumiram pelo menos um botijão de gás num período de três meses.

A metodologia considerou as compras realizadas nas distribuidoras e revendas (canais formais) e nos canais informais (mercearias, postos de gasolina, supermercados e outros estabelecimentos que mantêm outras atividades). O estudo detectou que o consumidor é fiel ao local de compra, pouco importando se o canal é formal ou informal. O preço do botijão não é determinante na hora de escolher onde comprar. Os fatores que mais influenciam o local da compra são a agilidade, a confiança e a qualidade.

Com base no estudo, a consultoria contratada pelo Sindigás definiu nove objetivos estratégicos para aperfeiçoar o funcionamento do mercado: desenvolvimento de uma logística eficiente; fortalecimento das revendas varejistas; melhoria da gestão das revendas; implantação de mecanismos de monitoramento da atuação das revendas; desenvolvimento da força de vendas; ampliação da rede formal; combate à informalidade; formalização das relações entre os agentes econômicos da cadeia; e o desenvolvimento de programas de relacionamento com o cliente.

Em seguida, o economista José Tavares de Araujo Jr. apresentou um histórico sobre a transição do controle governamental de preços, das décadas de 1970 a 1990, para a regulação atual do GLP. Ele elogiou o modelo regulatório adotado pela ANP, que simplificou as normas de distribuição e revenda e assegurou a transparência do mercado através da divulgação na internet da evolução mensal da estrutura de preços do combustível.

No entanto, o consultor apontou algumas anomalias surgidas no mercado ao longo dos últimos anos, como formação de cartel, crescimento do comércio informal, decisões questionáveis do Judiciário e legislações estaduais conflitantes em relação às normas da ANP. Para ele, o processo de cadastramento dos revendedores multibandeira precisa ser aperfeiçoado, para formalizar a relação do revendedor com cada uma das distribuidoras fornecedoras do botijão de gás. A palestra foi baseada no artigo Antitruste e Regulação no Setor de GLP, escrito pelo economista em 2011.

Nenhum comentário: