quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

“Eu particularmente conheço poucas revendas de GLP que possuem tal certidão,” disse o consultor ambiental.



 Geraldo Pereira de Andrade - Consultor Ambiental
Em um momento de novos governos ficam a esperança que a transparência pública e o combate à corrupção sejam medidas objetivas. Por isso, nós não temos como  defender ou buscar novos caminhos para o meio ambiente sem falar de transparência, sem saber como irão se  comportar os gestores e como gastarão o dinheiro de seus orçamentos e quais as suas  estratégias.

O consultor ambiental, Geraldo |Pereira de Andrade, que é um profundo conhecedor do assunto, em entrevista exclusiva ao site da IJ Assessoria expressou a sua grande preocupação com a pouca atenção que a cidade de São Gonçalo tem dado ao tema. Segundo Geraldo, a falta de uma legislação específica no passado para o meio ambiente, fez  com que  várias empresas  se instalassem no município fora de um padrão  que respeitassem  as questões ambientais.

Para ele a participação de São Gonçalo no Rio+20, que aconteceu em junho do ano passado, no Rio de Janeiro, trouxe de volta as principais questões ambientais discutidas em todo o mundo. Entretanto, passaram-se vários anos, desde os primeiros acordos internacionais na área ambiental e nós continuamos tendo dificuldades com coisas simples. Digo isso, pois moro e trabalho em São Gonçalo e sei das dificuldades de alguns segmentos na hora de tirar a sua Licença Ambiental ou mesmo a sua Licença de Operação.

Cito com o exemplo um problema que tenho acompanhado: O INEA (Instituto estadual de Meio Ambiente ) cobra dos revendedores de gás de cozinha de todo estado, não só de São Gonçalo  a certidão de INEXIGIBILIDADE , que é  obrigatória para os depósitos de GLP, que devem ter no  mínimo uma LO ( Licença de Operação) que é fornecida pelas secretarias de  Meio Ambiente municipais, mas eu particularmente conheço poucas  revendas de GLP que possuem tal certidão, e em São Gonçalo só conheço três empresas que possuem tal documento.

Vale lembrar que a empresa que não possuir tal licença pode ser notificada e  até mesmo lacrada, e somente poderá abrir, após cumprir a legislação.

“São inúmeras as interpretações  sobre  a legislação ambiental, mas que ninguém se engane , pois este é um problema para muitos anos ainda” ,concluiu Geraldo.

Nenhum comentário: