terça-feira, 30 de junho de 2009

ISSO TUDO É O ÓBVIO , OU NÃO!!?


O que é que está acontecendo no mercado de GLP? Tenho andado diariamente pelas ruas de algumas cidades para entender que loucura é esta . Qual o preço do gás, afinal ?

O mercado é livre ! É o que tenho ouvido de alguns revendedores preocupados, que não entendem este grande aumento que pode afetar o bolso do consumidor. Ele pode até ser livre , mas o produto não, pois certamente tem alguém que o controla , já que existe uma cadeia produtiva : Petrobrás, Distribuidoras e revendedores ,e dentre a tríade: cada um cumpre um papel.

Acredito que neste momento de grande confusão, que visivelmente foi criada com o objetivo específico de se obter lucros , confundir o mercado e desnortear o consumidor , deve haver alguém em algum canto deste estado, rindo com tudo isso. E não é o revendedor, pois o revendedor possui muito pouco tempo de libertação. A portaria 297 de 18 de novembro de 2003, que é a certidão de nascimento do revendedor, já que Regulamentou o exercício da atividade de revenda de gás liquefeito de petróleo , que deveria, mas ainda não é muito conhecida entre os empresários de GLP. Foram mais de 70 anos de trabalho subjugado a um grupo econômico. Portanto, ele ainda usa a própria boca para divulgar o discurso do suposto patrão.

A portaria do MINISTÉRIO DE INFRAESTRUTURA de Nº 843, de 31 outubro de 1990, que até o ano de 2002, Autorizava às pessoas jurídicas, para o exercício da atividade de distribuidor de Gás Liquefeito de Petróleo , em seu Art. 7º. Especificava que O GLP envasilhado seria comercializado diretamente pela distribuidora ou por intermédio de sua rede de Postos Revendedores de GLP (PRs/GLP), que poderiam ser próprios ou credenciados.

O Revendedor durante muitos anos vendeu gás, e ainda vende sendo um “credenciado”, pois para vender o produto ele precisava que alguém lhe representasse, já que ele não tinha autonomia para tal atividade. Ma o que ele precisa entender, e não entende , é que esta fase acabou. Ele agora tem vida própria (se quiser). Não precisa mais ser subordinado aos antigos mandos do patrão . Claro, que andar por conta própria não é uma coisa muito fácil, ainda mais em um mercado tão confuso, onde tantas pessoas fazem reuniões para falar do óbvio.

Hoje a pauta do momento é o mercado clandestino. Temos falado disto desde de 2004. Foram quatro seminários, onde revendedores, distribuidores e autoridades participaram ativamente,e se colocaram a disposição. Apontamos também quem era os vilões do mercado, já que sempre soubemos em que lado estávamos . Hoje vejo com algum grau de cautela, pois juntamos todos em um mesmo balaio, como vamos separar? Confesso que é um momento de muita atenção, já que corremos o risco de confundirmos as autoridades, pois sempre tivemos um discurso único e não podemos deixar que ninguém subtraia isso.

O mercado é livre , o revendedor é livre, somos livres . Temos que ter o direito de optar pelo caminho da liberdade, não podemos ficar sem o gás para vender , e nem prejudicar o consumidor, pois somos livres, lembra!?

IJ Assessoria Empresarial Gás GLP LTDA
Jose Antonio Borges Borges
www.assessoriagasglp.com.br

Nenhum comentário: