sexta-feira, 22 de março de 2013

Denatran nega mudança de regras para transporte de água e gás



Atendendo ao pedidos de representantes de motofretistas que atuam na área do transporte de água e gás de cozinha em Goiás, diretores do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) se reuniram ontem com dirigentes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para discutir a exigência do sidecar (dispositivo de uma única roda presa a um lado de uma motocicleta e que resulta em um veículo de três rodas). Durante a reunião, a comitiva goiana apresentou seus argumentos, mas, ao final, prevaleceu a decisão inicial do Denatran. A única alteração, segundo o diretor de Operações, coronel Sebastião Vaz, é a aceitação do transporte de galões de água mineral e botijões de gás de cozinha em triciclos. Até então, o entendimento era de que essas entregas deveriam ser feitas somente com o auxílio do sidecar.

De acordo com o diretor, na reunião também foram tiradas dúvidas a respeito do motofrete remunerado e não remunerado. Este último é isento do uso da Placa de Aluguel (vermelha). Os técnicos do Denatran esclareceram ainda que as motocicletas não têm autorização para tracionar “carretinhas”. O coronel Sebastião Vaz afirmou que deve agendar para a próxima sexta-feira, dia 15, uma reunião com o segmento para repassar o resultado do encontro realizado no Denatran.

Multa pode chegar a até R$ 191,54, informa Detran

A fiscalização das novas exigências para mototaxistas e motofretistas começou no último dia 1º. Inicialmente, está sendo exigido o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança. Ou seja, os motociclistas profissionais que foram flagrados sem capacete e colete com faixas refletivas, antena corta-pipa e protetor de motor serão multados. Quem descumprir as regras poderá ser multado em até R$ 191,54 e ter o veículo apreendido, dependendo da infração cometida.

O DETRAN-GO concedeu o prazo de 90 dias para a adequação desses trabalhadores em relação ao curso de capacitação. A medida foi necessária porque, dos aproximadamente 40 mil motociclistas profissionais que atuam no Estado, menos de 10 mil passaram pelo curso, instituído pela Resolução 410/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O prazo vence em 1º de junho. A partir dessa data, os motociclistas e motofretistas que não tiverem realizado os cursos e não usarem a Placa Vermelha (categoria aluguel) serão autuados.



Fonte: http://diariodeaparecida.com

Nenhum comentário: