terça-feira, 12 de março de 2013

QUEM É O SEU ENTREGADOR DE GÁS DE COZINHA?



Em nosso dia a dia, passa quase que despercebido aos nossos olhos: quem é o nosso entregador de gás de cozinha?


Neste artigo, o foco será restrito à informalidade desses entregadores (também chamados boqueiros). Há um alerta ao problema voltado ao investimento em segurança, armazenamento dos botijões e treinamento deste profissional. Os entregadores não apenas “levam” o gás às nossas casas, como muitas das vezes, culturalmente entendemos. Ele verifica a validade das mangueiras e válvulas reguladoras, assim como dá dicas sobre o local onde o botijão está instalado e armazenado. Porém, quando na nossa rotina doméstica, o nosso botijão fica vazio, na maioria das vezes, ligamos para o primeiro número que temos em mãos... E, mal observamos a procedência de todos os itens de segurança alertado. Não nos percebemos se, o entregador de gás é clandestino, se usa ou não uniforme ou se ele possui crachá ou qualquer outra identificação. Algumas das vezes, alguns destes, compram ou costuram algo similar a uniformes, com intuito de nos enganarem, colocam chinelos e partem rumo às nossas casas, com um amontoado de botijões entrepostos de qualquer maneira em alguma moto ou outro veículo, na maioria das vezes, em péssimas condições! Eles oferecem benefícios como: preços baixos, brindes etc. Mas, para que esse preço caia, muitas das vezes, um botijão é dividido em dois. O que nos coloca em risco de explosões por causa de possíveis vazamentos. Assim, o que nos é “barato” pode nos sair muito “caro”... Para tanto, ainda trabalham com qualquer marca de gás, não pagam impostos, não geram empregos! Enfim, não nos respeitam!

Com a disputa de mercado na revenda do gás liquefeito de petróleo, também conhecido como GÁS DE COZINHA, as companhias distribuidoras só querem vender a qualquer custo, disputando entre si, quem vende mais do que a outra. Esses botijões vêm para dentro das nossas comunidades.

E nós? Tornamo-nos anfitriões do medo, expomos nossa família a roubos, furtos, assaltos, estupros, clonagem de cartões, botijões batizados, vendedores olheiros e tudo o mais ao que uma sociedade violenta, tão amargamente nos impõe. E tudo isso, muitas das vezes, por meio de nossa própria “cortesia”, a luz do dia, dentro de nossas casas!

ATENÇÃO: este perigo pode estar ao lado de sua casa. Se for este o caso, ligue para os órgãos competentes, como: ANP: 0800-970-0267; disk denúncia, pelo tel. 2253- 1177 ou Corpo de Bombeiros, tel. 193 (na sua ligação, não precisa se identificar). E, conheça quem é o seu entregador de gás!

Por: Ivone Chaves, professora e educadora ambiental.

Nenhum comentário: