quinta-feira, 5 de março de 2009

O CRESCIMENTO DO PAÍS, ATRAVÉS DO PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS.

A atividade de distribuição de combustíveis líquidos derivados de petróleo, álcool combustível, solvente e outros combustíveis automotivos, são considerados de utilidade pública, e somente empresas exclusivamente sediadas no País podem exercer esta atividade.

No Brasil a utilização do derivado do petróleo, Gás Liquefeito de Petróleo, combustível (GLP), está ligada ä história do dirigível alemão Graff Zeppelin, que transportava passageiros entre a Europa e a América do Sul, durante alguns anos no início do século XX. Na década de 1930, quando essas foram suspensas, estava armazenado no Rio de janeiro e em Recife um grande estoque de combustível do Zeppelin, totalizando seis mil cilindros de gás propano. Foi então que Ernesto Igel, um austríaco naturalizado brasileiro, comprou todos os cilindros e começou a comercializá-los como gás para cozinhar, através da Empresa Brasileira de Gás a Domicílio, fundada por ele.

Reconhecidamente a importância do petróleo e seus derivados têm significativa influência no processo de construção na cadeia produtiva e que se caracterizam por serem elementos que favorecem a inclusão ou a exclusão de uma nova alternativa para a matriz energética

O petróleo é o principal componente da matriz energética do planeta, e as políticas para o aproveitamento racional das fontes de energia terão que visar sempre à preservação dos interesses nacionais como forma de promover o desenvolvimento e ampliar o mercado de trabalho valorizando os recursos energéticos e protegendo os interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos , visando sempre garantir o fornecimento de derivados de petróleo em todo o território nacional utilizando fontes alternativas de energia, mediante o aproveitamento econômico dos insumos disponíveis e das tecnologias aplicáveis.

Na década de 30, surgiu no Brasil a tendência à nacionalização dos recursos do subsolo. Em 1938, toda a atividade petrolífera passou, por lei, a ser obrigatoriamente realizada por brasileiros. Também neste ano, foi criado o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), para avaliar os pedidos de pesquisa e lavra de jazidas de petróleo. O decreto-lei de nº 395 de 29 de abril de 1938 de criação do CNP também declarou de utilidade pública o abastecimento nacional de petróleo e regulou as atividades de importação, exportação, transporte, distribuição e comércio de petróleo e derivados e o funcionamento da indústria do refino. Além disso, as jazidas de petróleo, embora ainda não localizadas, passaram a ser consideradas patrimônio da União. A criação do CNP marca o início de uma nova fase da história do petróleo no Brasil. Outro acontecimento notável neste período foi à descoberta de petróleo em Lobato, na Bahia, em 1939, realizada pelos pioneiros Oscar Cordeiro e Manoel Inácio Bastos. Mesmo sendo considerada subcomercial, a descoberta incentivou novas pesquisas do CNP na região do Recôncavo baiano. Em 1941, um dos poços perfurados deu origem ao campo de Candeias, o primeiro a produzir petróleo no Brasil. As descobertas prosseguiram na Bahia, enquanto o CNP estendia seus trabalhos a outros estados.

IJ Assessoria Empresarial Gás GLP
José Antonio Borges
www.assessoriagasglp.com.br

Créditos : Jose Antônio Borges e Ilsa Pires Rohem

Nenhum comentário: