segunda-feira, 9 de março de 2009

O CRESCIMENTO DO PAÍS ATRAVÉS DO DERIVADO DE PETRÓLEO GÁS GLP.

O gás de cozinha é um combustível formado pela mistura de hidrocarbonetos com três ou quatro átomos de carbono (propano 50% e butano 50%) extraídos do petróleo, podendo apresentar-se em mistura entre si e com pequenas frações de outros hidrocarbonetos. Ele tem a característica de ficar sempre em estado liquido quando submetido à certa pressão, sendo por isto chamado de gás liquefeito de petróleo (GLP). de fácil combustão, o GLP é inodoro, mas, por motivo de segurança, uma substância do grupo MERCAPTAN[1] é adicionada ainda nas refinarias. Ela produz o cheiro característico percebido quando há algum vazamento de gás. O GLP não é corrosivo, poluente e nem tóxico, mas se inalado em grande quantidade produz efeito anestésico, podendo levar ao óbito.

É provável que poucos brasileiros tenham a real dimensão da importância social e econômica do Gás Liquefeito de Petróleo para o país . Hoje, o GLP, mais conhecido como “gás de cozinha” , tem maior penetração em territórios nacional do que a energia elétrica , a água encanada e a coleta de esgoto. São mais de 42 milhões de residências - ou 95% do total de domicílios do Brasil - e mais de 150 mil empresas regularmente atendidas por uma ampla e eficiente rede de distribuição de GLP, que está presente em 100% dos municípios brasileiros.
Trata-se de um setor vital para a sociedade e que, portanto, deve estar ao alcance, de toda a população.

A indústria do GLP é essencial também para a economia do país. São 21 distribuidoras, mais de 15 mil revendedores, 100 mil pontos de vendas, cerca de seis milhões de toneladas comercializadas por ano, e um faturamento anual de aproximadamente, R$ 16 bilhões gerando para o poder público milhões em impostos.

Esses números transformam o Brasil no quinto maior mercado mundial deste energético. O setor utiliza produtos e serviços de siderúrgica, indústrias de máquinas e equipamentos transportadoras , empresas de engenharia e muitas outras . Tudo somado, pelo menos 350 mil empregos diretos e indiretos gerados pelo GLP.

IJ Assessoria Empresarial Gás GLP
José Antonio Borges
www.assessoriagasglp.com.br

Créditos : Jose Antonio Borges e Ilsa Pires Rohem

Nenhum comentário: