terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ipem fiscalizará venda de gás de cozinha

Objetivo é examinar se o volume do gás contido no botijão está de acordo com fabricante




Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) iniciarão na próxima quinta-feira (22), a operação especial de fiscalização do Gás GLP, utilizado nas cozinhas. A verificação ocorrerá em cerca de 20 estabelecimentos regularmente autorizados para revenda do produto.

De acordo com o diretor operacional do Ipem, Gaudêncio Souza, o objetivo é examinar se o volume do gás contido no botijão, declarado pelo fabricante, corresponde ao que o consumidor realmente vem adquirindo. “A orientação é que os consumidores observem o estado de conservação do botijão antes de comprar, as medidas garantem a segurança do produto, uma que os vasilhames enferrujados ou amassados podem oferecer menor resistência à pressão” explicou o diretor.

A operação já foi realizada na capital até o Distrito do Coração, cujo número de revenda chega a 97 estabelecimentos comerciais autorizados, das duas empresas responsáveis pela distribuição do produto, todas estavam dentro dos padrões.

O diretor ainda explica que o peso do produto é de 13 quilos liquido e que somado ao peso do vasilhame, o resultado deve ser indicado corretamente no botijão. “Existe uma tolerância de diferença para o volume, e que deve ser respeitada, se no momento da verificação, for constatado a irregularidade, o produto é apreendido e o estabelecimento é autuado” lembrou Gaudêncio Souza.

Uma das recomendações para o consumidor, é que adquiram botijões somente em distribuidores e revendedores autorizados e em caminhões das próprias empresas, além de observar a tara (peso do recipiente vazio), que todo botijão deve ter gravado e o peso do botijão colocado numa balança, descontando-se a tara, deve ser de 13 kg (ou 45 kg no caso do botijão maior).

Nenhum comentário: