quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Gás de cozinha e gasolina mantém previsão de reajuste zero



Copom mantém previsão de reajuste zero para gasolina neste ano. Foto: Divulgação

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central informou nova mínina histórica, quando os juros recuaram para 7,5% ao ano, e o reajuste zero para a gasolina e gás de cozinha, continua previsto para este ano.

No fim de junho, a Petrobras anunciou um aumento do preço dos combustíveis cobrados nas refinarias. A gasolina teve aumento de 7,83%, e o diesel, de 3,94% desde 25 de junho. Entretanto, o Ministério da Fazenda isentou a comercialização destes combustíveis da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE). "Dessa forma, os preços, com impostos, cobrados das distribuidoras e pagos pelos consumidores não terão aumento", informou na ocasião.

Petrobras 

Em julho, porém, houve uma reunião entre a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Após o encontro, Lobão afirmou que a Petrobras continua insistindo nos pedidos para que o governo reajuste o preço da gasolina, por considerar que os aumentos já concedidos não compensam a defasagem dos últimos anos. "Sim, vai ter novo reajuste. Quando, não sabemos", afirmou o ministro após a reunião. Como a CIDE já está zerada, um eventual novo reajuste seria necessariamente repassado para os preços ao consumidor.

Telefonia fixa e energia elétrica

O Banco Central informou ainda, na ata do Copom, que sua projeção de reajuste das tarifas de telefonia fixa, para o acumulado em 2012, permaneceu em -1%. Ao mesmo tempo, a estimativa do BC para o reajuste nos preços da eletricidade neste ano continuou em 1,4%.

Nenhum comentário: