domingo, 2 de setembro de 2012

ANP apreende 20 mil botijões de gás em depósitos irregulares em Araucária



Locais serão fechados e lacrados por armazenarem os recipientes de armazenamento de gás sem autorização

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) apreendeu 19 mil botijões de gás em um depósito irregular em Araucária, na região metropolitana de Curitiba na terça-feira (28). O produto estava em um terreno em cima de carretas. O local fica na Avenida das Nações, e foi interditado pela agência reguladora. Outros mil botijões foram apreendidos em outros seis pontos fiscalizados no município.

Outra revenda em Araucária também foi interditada por problemas de segurança, informa a ANP. Além da apreensão em Araucária, outras operações em Almirante Tamandaré, também na RMC, resultaram no fechamento de duas revendas clandestinas e outras apreensões. O balanço dos trabalhos da agência reguladora indica que, no total, foram 23.600 botijões apreendidos entre segunda e terça-feira.

Operação em Araucária

Os fiscais chegaram ao local depois de um trabalho de investigação que durou cerca de 15 dias. Os donos do estabelecimento responderão a um processo administrativo e uma multa com valor entre R$ 20 mil e R$ 5 milhões será aplicada.

De acordo com o chefe de fiscalização do escritório regional da ANP de São Paulo e região, Alcides Amazonas, os donos não estavam no local, apenas funcionários. “Agora vamos acionar distribuidoras de gás da região para servirem como 'fiel depositário' do material”, diz.

Amazonas conta que os recipientes de armazenamento do produto serão levados para locais seguros e, os que tiverem em boas condições, serão comercializados. Os recursos desses botijões serão destinados à própria agência e ao tesouro nacional, segundo o chefe de fiscalização.

A ANP alerta que qualquer depósito sem autorização traz riscos à população. Apesar de o botijão ser um mecanismo seguro e projetado especialmente para suportar condições adversas, há risco de explosão quando o armazenamento é mal feito.

Nenhum comentário: