sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Operação em São Gonçalo apreende 276 botijões de gás ilegais

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) com fiscais da Agência Nacional de Petróleo (ANP) realizou, ontem, operação em São Gonçalo para combater a venda clandestina de gás liquefeito de petróleo (GLP), o popular gás de cozinha. Na ação, foram apreendidos 276 botijões, um caminhão e um revólver calibre 38. Dois estabelecimentos foram interditados. “O combate que temos empreendido vem surtindo efeito, na medida em que se verifica uma redução nos pontos clandestinos de venda de GLP”, disse o promotor de justiça Cláucio Cardoso da Conceição, que coordenou a operação.


Ao longo da manhã, foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos pelas 2ª e 3ª Varas Criminais da Comarca de São Gonçalo. As apreensões ocorreram na Rua Cristiano Filgueiras, Jardim Catarina (52 botijões e o revólver) e em um posto de gasolina localizado na Rua Comandante Ari Parreiras, 1.867, Paraíso (224 botijões e um caminhão que fazia entrega irregular).

O Promotor Cláucio Cardoso, membro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e sub-coordenador da 2ª Central de Inquéritos do Ministério Público, considerou positivo o resultado da operação. Segundo ele, as apreensões superaram as expectativas por se tratarem de depósitos que funcionavam sem autorização da ANP.

Normalmente, em depósitos ilegais, a quantidade de botijões armazenados é menor.

“Esta é a terceira operação que realizamos nesses moldes em São Gonçalo”, informou Cardoso.



O coordenador da operação explicou que o armazenamento inadequado coloca em risco a segurança das pessoas que trabalham no local e da vizinhança. “Ao combater esse tipo de armazenamento, estamos também dificultando a ação, nesta área, de grupos criminosos, como de traficantes de drogas e as milícias”, disse. Também participaram da operação a Divisão Anticartel e de Defesa da Ordem Econômica (Dacar) e a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ.



A revenda ou distribuição de GLP sem a devida autorização da ANP ou em desconformidade com as regras de segurança consiste em crime e resulta em pena de detenção de um a cinco anos para o responsável pelo estabelecimento. Para denúncias anônimas sobre outros pontos clandestinos de venda de gás, o MPRJ pôs à disposição o telefone 127, de sua Ouvidoria.

Nenhum comentário: