terça-feira, 19 de outubro de 2010

SUPERGASBRAS É ACUSADA DE ABASTECER DEPÓSITO CLANDESTINO DE GÁS DE COZINHA NO DISTRITO FEDERAL

BRASÍLIA - A Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu, nesta terça-feira, quatro mil botijões de gás de cozinha em um depósito da Supergasbrás em Taguatinga. A empresa, segundo a polícia, é acusada de abastecer um depósito clandestino em uma chácara no condomínio Sol Nascente, em Ceilândia. Oito funcionários da Supergasbrás foram detidos. De acordo com a polícia, o botijão, que normalmente custa R$ 40, estaria sendo vendido por R$ 35.


A polícia chegou até o depósito clandestino depois de denúncia anônima e flagrou um caminhão da Supergasbrás entregando botijões. Dois homens, o motorista e o dono do depósito, foram detidos. O dono pagou fiança e foi liberado.

- Sabia que era proibido de ficar armazenado, mas da proibição de vender para fora eu não sabia - afirmou o aposentado Sebastião de Sousa, dono do depósito.

O flagrante de venda clandestina levou a polícia ao depósito da Supergasbrás, em Taguatinga. Foram apreendidos todos os botijões que estavam no pátio, cerca de quatro mil. Os funcionários disseram que não sabiam de nada irregular.

Entre 80 e 800 botijões de gás eram vendidos por mês para o depósito clandestino. A polícia apreendeu computadores e documentos e agora vai investigar se a empresa abastecia também outros locais irregulares. Oito funcionários das áreas de contabilidade e gerência da empresa foram detidos. Os botijões encheram uma carreta e três caminhões.

De acordo com o delegado-chefe da 24ª DP, Fernando Batista Fernandes, a denúncia vem sendo investigada desde setembro.

- A empresa pode sofrer sanções administrativas por parte da ANP, desde multa até a cassação de sua autorização para funcionamento. Além de os donos responderem por criminalmente por crime contra a ordem econômica, cuja a pena prevista é de um a cinco anos de prisão - afirmou.

A Supergasbrás não quis se pronunciar sobre o caso. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) informou que vai abrir um inquérito administrativo.

Nenhum comentário: