terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Como o consumidor identifica o revendedor de Gás LP clandestino?

Já faz algum tempo que leio , observo e questiono tudo que tem acontecido em relação ao mercado de gás LP. Nos noticiários, documentários e outros meios de divulgação sempre ouço com uma grande preocupação, pois entendo ser importante acentuar os grupos que ganham dinheiro com o produto. Quando se fala em Gás Liquefeito de Petróleo no Brasil , temos que lembrar também nas pessoas que trabalham e não ganham dinheiro com ele . Temos uma grande quantidade de revendedores que compram o seu produto das distribuidoras e ao final do mês não conseguem pagar suas contas, pois estão concorrendo com o seu Joaquim do mercadinho, dona Maria do bazar, seu João da padaria, grupo A, que é fechado com a área Y, grupo B , que é fechado com a área X , e assim sucessivamente.

Lembro de uma época em que o consumidor buscava preço , qualidade , comodidade e até conseguia identificar o revendedor legal (não clandestino). Mas não é isso que vivemos agora? Não , claro que não! O que vivemos agora é uma grande confusão em que ninguém sabe quem é quem . Quando o consumidor passa em frente de um mercadinho que possui sua frente pintada com as cores de uma determinada marca de distribuidora , ou lê em algum muro de uma casa, que possui placas padronizadas de revenda de gás , como ele identifica o que é clandestino?

População brasileira e, principalmente, governantes e legisladores desse país, é imprescindivel que exista um planejamento com políticas de médio e longo prazo para tais questões. A legislação deve ser aplicada com a mesma intensidade para todas as camadas da sociedade, sendo necessário conhecer a realidade de cada lugar , investindo em fiscalização , pesquisas dos mesmos, elaborando leis menos utópicas e mais realistas, levando-se em conta características peculiares dos mesmos e também da população neles residentes. É necessário, portanto, cuidar sim dos empresários da revenda de Gás LP , mas em conjunto com as distribuidoras e não em detrimento delas . Por fim, nunca é demais lembrar que este mercado deve ser encarado como um todo e não apenas uma parte. Ele move uma grande parcela da economia deste País.

IJ Assessoria Empresarial Gás GLP.
José Antonio Borges
http://www.assessoriagasglp.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu estou atualmente vivendo uma dessa realidades e sendo prejudicada com a venda ilegal do gas. tenho uma distribuidora com a documentação toda em dia e os impostos tambem, e na minha cidade quem ganha dinheiro são os clandestinos e ninguem faz nada para que isso acabe. Ja nem sabemos se o que devemos fazer é tambem entrar no mercado ilegal.