sexta-feira, 15 de abril de 2011

Novo formato das reuniões de trabalho dos Comitês do Programa Gás Legal

Prezados (as) Senhores (as),

É com grande satisfação que me dirijo a todos, seguindo orientação do Coordenador Nacional do Programa Nacional de Erradicação do Comércio Irregular de Gás – Programa Gás Legal, Dr. Oiama P. Guerra, para informar que as reuniões dos Comitês, tanto Regionais como Nacional, sofreram mudanças importantes em seu formato.

É entendimento da coordenação do Programa Gás Legal que as reuniões de trabalho com autoridades locais (Regionais) devem ganhar maior importância e que as reuniões para esclarecimento e informação devem cessar*, tendo em vista que já cumpriram em grande parte seus objetivos.

Assim sendo, as reuniões dos comitês Regionais e do Comitê Nacional passam a ocorrer em um único dia, divididas em dois momentos, com inicio previamente programado para as 14h00.

O primeiro momento ocorre com participação de autoridades do poder público e representantes das lideranças do poder privado (signatários ou potenciais signatários do Regimento Interno do Programa Gás Legal). Os representantes do Poder Privado poderão participar da primeira 1 ½ hora de Reunião trazendo para as autoridades suas manifestações sobre o andamento do programa, quais as principais ações que estes esperam, como os privados podem aumentar sua contribuição com o programa e demais sugestões e criticas pertinentes ao programa e a região em debate. Este primeiro momento de reunião é todo gravado em áudio e vídeo.

Após esse primeiro momento, a reunião prossegue, sem gravação, apenas com as autoridades, com o fim de intercambiar “know-how” desenvolvido pelas autoridades, nas diversas praças onde o programa se desenvolve. O intercâmbio de informações e o planejamento de ações de curto, médio e longo prazo serão os objetivos principais desta segunda fase da reunião.

Com esta nova modelagem o papel dos Secretários Executivos cresce em importância, pois cabe a estes garantir que sejam envidados todos os esforços possíveis para que as autoridades da Regional, e em especial as locais (mais próximas à cidade do evento), sejam devidamente convidadas e motivadas a comparecerem.

Lembro que, de acordo com o modelo aprovado na Reunião Nacional ocorrida em 03.02.2011, em Vitória – ES, os secretários executivos regionais são, no presente momento, os líderes sindicais do local de realização da reunião, o que cria a necessidade extra de que o Secretário Executivo do local do Encontro mantenha um trabalho harmonizado com os demais líderes sindicais da regional, com o objetivo de potencializar a presença de autoridades de toda a Região representada.

Importante notar. No caso da Reunião do Comitê Nacional, que caso esta ocorra concomitantemente com uma reunião de Comitê Regional, o encontro será feito em dois dias, um dedicado ao encontro Regional e outro ao Nacional, conforme se deu em 03.02.2011.

Ressalto que, com este modelo de reuniões, a quantidade de trabalho pode parecer inferior ao modelo anteriormente vigente, mas é só aparência, pois a reunião de trabalho deverá agregar cada vez mais autoridades públicas e entidades representantes da sociedade civil, com o objetivo de produzir mais e mais resultados para o Programa Gás Legal. Ou seja, se por um lado reduz-se a quantidade de trabalho relativa à organização de dois dias de evento, aumenta-se o trabalho, de forma significativa, no que pertine ao convencimento das autoridades sobre todo o escopo do Programa e sobre a necessidade de seu engajamento no imenso trabalho que temos pela frente.

Nenhum comentário: