terça-feira, 31 de maio de 2011

Distribuidores de gás reclamam dos clandestinos

Venda irregular de gás preocupa distribuidores que já começam a demitir

Distribuidores de gás na Zona Norte de Aracaju estão preocupados com a venda clandestina na capital sergipana. Segundo eles, colegas autorizados estão vendendo o produto para comerciantes de forma irregular. A ação gera competição desleal de preços e promove o desemprego.

"Tem colega nosso vendendo para clandestinos, que não tem impostos para pagar, não passam por treinamentos e tira empregos com carteira assinada. Tive que demitir dois funcionários por causa dessa ação", denuncia o distribuidor André Luís.

A mesma ação tomou o distribuidor José Iran. Ele vendia cerca de 120 botijões por dia, empregava quatro pessoas. Hoje ele vende cerca de 30 e só pode empregar um. Ele credita essa queda à venda por parte dos clandestinos.

"Não dá para competir com clandestino. Nós passamos por uma rigorosa fiscalização e pagamos muitos impostos. Nosso gás está tabelado em R$ 36, eles vendem à R$ 32. Na verdade, nem eles ganham, por que o lucro é bem pequeno, nem a gente, que não vende", lamenta.

Caso de polícia

A Delegacia de Proteção ao Consumidor, fez em junho de 2010 uma operação para tirar os clandestinos do mercado. Na época, 30 inquéritos foram instaurados, e dois flagrantes. Mas, segundo os policiais, os processos ainda tramitam na justiça e ninguém está preso.

Um comentário:

Anônimo disse...

INFELIZMENTE EM BRASÍLIA, OS CLANDESTINOS É QUEM MANDA NO MERCADO, POIS OS DELEGADOS PRENDEM A ANP FISCALIZA E A PROMOTORIA DE DEFESA DO CONZUMIDOR/DF OU MANDA ARQUIVAR O PROCESSO OU ENCAMINHA PARA O ARTIGO 252 DO CÓDIGO PENAL, ESTOCAR 50 BOTIJAO UM QUARTO SEM VENTILAÇÃO, SEM SEGURANÇA ALGUMA, SERÁ QUE É CRIME ?