quinta-feira, 9 de junho de 2011

Gás de cozinha terá abastecimento normalizado

Três carretas com 4.300 botijas de gás de cozinha, retidas em Rorainópolis por conta da cheia do rio Anauá, que encobre um quilômetro da BR-174, foram liberadas no final da tarde de segunda-feira (6) pela Defesa Civil e vêm para Boa Vista depois de atravessar de balsa o rio Branco, em Caracaraí, onde o trecho entre a ponte e a cidade também está interditado por causa das cheias.

Além dessa carga de gás, 25 mil outras botijas chegam a Caracaraí, de balsa, entre domingo (12) e segunda-feira (13), e embarcam em caminhões até Boa Vista, onde faltou gás de cozinha, na noite de segunda-feira (6), devido à correria de consumidores aos postos de abastecimento. Toda essa carga é da responsabilidade de um dos fornecedores de gás do estado.

Roraima tem duas distribuidoras de gás de cozinha. A segunda distribuidora também tem carga vindo de Manaus para Boa Vista. O consumo de uma semana da capital é estimado em 15 mil botijas. Os distribuidores ainda têm gás em cilindros industriais de 45 e 25 quilos, para atender a hospitais e grandes consumidores. As empresas afirmam que foram pegas de surpresa com a interrupção do tráfego na BR-174.

As gestões feitas pelo governador José de Anchieta junto à Presidência da República seriam o motivo da pressão da Agência Nacional de Petróleo sobre os distribuidores que abastecem o estado de Roraima para que atendam a uma situação de emergência. A previsão das empresas de abastecimento de gás é de que a situação se normalize em no máximo em uma semana.

A determinação da Agência Nacional de Petróleo é de que as distribuidoras tenham estoque de reserva em Roraima, em função do período de calamidade pública vivido pelo estado. A presidente Dilma Rousseff disse, de forma direta, que determinou a todos os setores do governo que dêem prioridade no atendimento a Roraima.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, ligada ao Ministério de Relações Institucionais, está montando uma operação envolvendo bombeiros de todo o País para atender, em caráter emergencial, o estado de Roraima.

Nenhum comentário: