sexta-feira, 17 de junho de 2011

Operação apreende botijões irregulares

Pelo menos 160 botijões de gás irregulares foram apreendidos ontem, em Sumaré, numa operação da prefeitura e da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para reduzir o comércio clandestino de gás de cozinha na cidade. Quatro equipes visitaram cerca de 20 revendedores de botijões. Destes, 10 foram autuados por não possuírem o registro na ANP e devem pagar multa.

Segundo o fiscal da prefeitura Amadeo Sabino de Carvalho, 78 botijões cheios e outros 84 vazios foram apreendidos, todos da classificação P-13, de 13kg, de uso doméstico. O material será encaminhado ao depósito da empresa Liquigás Distribuidora, em Paulínia, que ficará responsável até que os proprietários das empresas autuadas se regularizem.

“A ação foi iniciada depois que a Prefeitura de Sumaré pediu uma operação desse tipo à ANP, já que havia diversas denúncias na Procuradoria-Geral da União sobre possíveis irregularidades”, afirmou Carvalho. Mesmo com a quantidade de revendedores autuados e de botijões recolhidos, o fiscal afirma que novas operações serão realizadas.

A ação foi uma atividade da “Operação Gás Legal”. Para atuar, um revendedor de gás de cozinha deve possuir alvará de funcionamento, laudo do Corpo de Bombeiros e registro na ANP.

Nenhum comentário: